sábado, 20 de abril de 2013

E porque um post nunca vem só...


Cá está, a foto do momento. Aquela que se vê em repeat em tudo quanto é facebook e instagram da vida.
Ora eu sou fiel ao lema: "Podes tirar a miúda da Serra, mas não tiras a Serra da miúda". E isto porquê? Porque eu passei grande parte da minha vida, diria uns valentes 20 anos, onde o conceito de praia se reduzia a uma quinzena em agosto. Durante o resto ano, pés na areia era coisa que só se via na TV. Quem vive lá prá minha zona deve saber ao que me refiro: temos lagoas lindíssimas, temos montes e vales de cortar a respiração, temos rios de água cristalina, temos pedras e pedregulhos onde se apanha sol, que nem sardaniscas coladas à parede, mas praia a sério, com areia branquinha, mar salgado com ondas e tal, não. Vai daí que só no pico do verão, nos benditos 15 dias que tinhamos para as chamadas "férias", é que se faziam 300km ou 600km ou mais de 1200 km, para se ir à praia na Costa da Caparica, no Algarve, ou numa qualquer cidade espanhola, na loucura, mas em AGOSTO, leram bem?
É por isso que, após mais de uma década de vida alfacinha, me continua a fazer muita espécie as pessoas que, ao primeiro raio de sol, passam das botas de cano alto e pelo felpudo para as sandálias, deixando à mostra todo um pé branco, quando tem cor (o meu por exemplo nem branco está... está incolor, uma coisa tipo medusa, assim pró transparente), ou vão a correr estender o lombo no areal mais próximo, e toca de tirar fotos ao bendito pé (quase sempre feio que dá vómitos, mas a isso já lá vamos), e a postar em tudo quanto é rede social, para que todo o mundo saiba que sim senhores já deram início à sua época balnear, em março ou abril, e por isso merecem uns 620 likes e "ai que inveja que eu tenho daquela porca que já está na praia e com o pé na areia." Não. Tudo isso é muito errado. Primeiro porque eu não tenho necessidade de ver 300 pés horrorosos a passar em scroll no meu mural. A sério, dispenso. Não sou fã de pés, muito menos dos outros, e acho fantástico aquelas pessoas que dizem: "Ah mas os meus são lindos e estão arranjadinhos,!"... não, não podes e ninguém quer saber disso. São pés, toda a gente tem dois e os teus não são lindos, tu é que te convenceste disso porque assim como assim os pés são aquela parte do corpo onde não se nota se engordaste 5 kg durante o inverno, ok? E depois porque é de uma falta de imaginação brutal... Ponham outra coisa, sei lá... o pâncreas, por exemplo! Ou o fígado. Que é tão cor de rosinha, tão lindo!
Moral da história: ténis, sabrinas, qualquer tipo de sapatinho fechado, com ou sem meia de vidro (já nem vou por aí...) existem por uma razão. Para fazer a passagem entre as meias de lã até ao joelho, para o coto de fora que ninguém quer ver. E outra: fazer praia em março ou abril é cool e motivo de inveja se for nas Caraíbas, ou em Bora Bora ou coisa que o valha. Na praia da Cruz Quebrada ou Caxias ou no Barbas é só triste, ok? Pronto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Que bom voltar a ler te!
Beijinhos

Anónimo disse...

As saudades que eu tinha destas baboseiras! O que eu já me ri... Kika