terça-feira, 16 de junho de 2009

Caracolmania

Alguém me explica qual é a doidice em volta da temática "caracóis"?
E não é só a temática... é mesmo o acto da comezaina em si....
Qual é a magia, o encanto, a loucura, o ritual que eu só ouço toda a gente que me rodeia a falar em comer caracóis!!
"Ai agora iam umas minis e uns caracóis!
"E uma caracolada??"
"Epá agora era mesmo esplanar, beber uma jola gelada e chupar uns caracóis!"
Todo o santro dia nisto...
Amigos: para mim os caracóis são uns bichinhos nojentinhos que andam muito devagarinho, deitam gosma quando se arrastam, têm corninhos, e uma carapaça que quando é pisada e esmagada no chão faz um barulho que me arrepia. São bichinhos pelos quais nutro igual simpatia do que pelas osgas e sanguessugas. Estão a perceber o tipo de relação que tenho com a espécie?
Mais... é simplesmente nojento o barulho que vocês, os loucos pela caracolada, fazem ao chupar o bicho da casca. Já se me constou que a molhanga é uma delícia e coiso e tal, e bem sei que havendo molhanga à mistura é sempre difícil não fazer o típico barulho do sorver... Mas o que eu vejo é que os fãs da modalidade têm especial prazer em sorver alto, bem alto, o mais alto possível, para toda a gente à volta perceber que são os maiores porque estão a chupar bichos rastejantes. Parabéns!
Vamos a controlar essa gula pelos moluscos gastrópedes terrestres de concha espiralada?
Vamos falar de outro tipo de petisco à séria tipo tremoços, amendoins, quiçá um pica-pau, vá! Que também vai tão bem com a bela da mini geladinha, e pelo menos não pertencem à ordem stylommatophora, que só por acaso é a mesma das lesmas.
E se tiver mesmo que ser... seja, mas com pouco sorvimento, que a (pelos vistos) minoria dos mortais que não gosta de caracóis, não tem que levar com esse triste espectáculo que parecendo que não corta o apetite!
Estamos conversados? Bem haja.

4 comentários:

The New Black disse...

N sou fã de caracóis tb! Já somos duas. Alinho numas lapas grelhadas com uma cerveja :)

Mi* disse...

Eu adoro esse ritual. E não vejo a hora de repetir (e digo, várias vezes) este verão!
Mas confesso que quando os como prefiro nem olhar para eles, é que saber bem sabem, mas pronto, são caracóis!!!

Fifs disse...

Xiu! Vou hoje ao petisco d'alvalade comer uns caracózinhos! E by the way: Faxavor de baixar os preços srs das tascas!

Suspiro do Norte disse...

Não gosto..Nada mesmo..
Acho que sou das poucas pessoas cá do Norte que viveram em Lisboa e nunca foram aos caracóis..

:)