quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Comentários da Mer...Treta!

Isto dos blogs é coisa que tem a sua graça.
Cada um escreve o que quer, como quer e lhe dá na real gana. E depois a malta ou perde um tempinho a ler, se o assunto lhe interessar, ou então simplesmente clica no quadradinho com o X e Tufas! Siga pr'ó blog seguinte, que não tenho pachorra para esta alma.
Até aqui tudo muito bem, estamos todos de acordo, sim senhor.
Mas depois há toda uma outra vertente que diz respeito aos comentários.
Quando chegamos ao fim da leitura de um post temos duas opções: ou vamos à caixinha dos comentários e bolsamos para lá o que nos vai na alma...ou não.
E a questão que eu coloco é: O que é que vos faz deixar um comentário a um qualquer post que leiam?
Sim, porque eu parto do princípio, e chamem-me de ingénua, de que não se comentam TOOOODOOOS os santos posts que se lê. Eu, por exemplo, comento aqueles que acho mesmo bem escritos, aqueles que me fazem rir a bom rir, aqueles com cujo tema me identifico e pouco mais.
E é por isso mesmo que me faz uma certa espécie o facto de haver blogues e respectivos posts, que conseguem angariar às dezenas e dezenas e dezenas de comentários (44 até ao momento, para ser mais específica) sobre o simples facto de se ir a um casamento daí a dois dias e ainda não ter um par de sapatos.
Tão simples quanto isto. Duas frases. Uma simples constatação normal, banal, que até pode ser uma grande arrelia para o autor da mesma, que acredito que sim e tudo muito bem (ou muito mal, que arranjar sapatos decentes para Homem é, de facto, uma chatice!). Agora, convenhamos....44 comentários a propósito disto? Há mesmo assim tanta gente que tem algo a dizer, a acrescentar à temática?
Não compreendo!
E dizem vocês: "Ah e tal, porque a gaja tá mas é com inveja!!"
E digo eu: Não, alminhas blogueiras. 3 ou 4 humildes comentários por post neste meu Umbigo a mim já me enchem as medidas e nem contava com tantos!! Até porque felizmente quem aqui comenta não o faz só porque sim, porque simplesmente não consegue ficar com as manápulas quietinhas sobre o teclado, e mesmo quando aqui são postadas banalidades, futilidades e tretas que não interessam nem ao Baby Jisas, normalmente dá-se um vazio na bendita caixinha, que é como quem diz: "Menos...muito menos". E eu tudo bem. Meto a viola no saco e vou à minha vida!E para a próxima já sei que ninguém está interessado em saber que eu agora já tenho pijamas que condizem parte de cima com parte de baixo!
Vá, e agora quero 45 alminhas capazes de comentar esta bomba!!! Não é o post completo. Só a parte dos pijamas que condizem, ok? Bem-hajam.
(Sim, o post em questão é o "Ai, ai" do Arrumadinho, blog que eu muito aprecio, e cuja qualidade aqui não é posta em causa. Estou a falar da quantidade de comentários nonsense que dali advém, apenas isso.)

12 comentários:

Fifs disse...

Eu "caté" nem sou muito de comentar... Coisa nada coincidente com a minha vida quotidiana visto que tenho sempre uma merda qualquer para dizer, uma opinião. um guincho e uma careta. Mas aqui (ali nos outros) até nem costumo ter muita vontade porque acho que quem escreve escreve porque sim sem precisar da opinião deste ou daquele. Agora minhas ricas almas, um bombardeamento absolutamente ridículo com um tema tão banal com "não tenho sapatos, que maçada" que é comparável à velha da minha vizinha que me estende roupa em diluvio em cima da cabeça, NÃO. Não percebi ainda... Chamem-me burra mas antes expliquem-me lá...!

Piston disse...

Assim muito por alto, acho que o número se deve a:
- Ter muitas visitas (rácio de comentários equivalente)
- Ter a namorada a comentar o post mais de uma vez
- Ser um blog que está neste momento em alta por estar ligado sentimentalmente a outro blog

Raquel A. disse...

Eu tenh um blog em que escrevo mmo aquilo que me apetece e quem não gostar que passe à frente que a mim dá-me no mesmo. Não vou escrever posts pra agradar ou para ter muitos comentarios. Mas às vezes tb me surpreendo qdo vejo muitos comentarios em posts que não são nada de especial. Não dá mesmo para perceber...

BJS*

Duro molusco disse...

Fácil! Toda a gente tem opinião, sobre assunto tão banal. Não é preciso pensar nem ler tudo para mandar um bitaite!

Adensa-se um pouco quaquer tema, tal que necessário seja pensar um pouco e tem-se um post sem ou com poucos comentários.

Penso eu! :)

* Morena * disse...

Vá... eu tb ando a ponderar a hipótese de passar a ter pijamas em que a parte de baixo combina com a de cima..! :)

Osga disse...

Acho que é por certos blogs serem fashion de se andar por lá!

Concordo com o Duro molusco na densidade do post.

Anónimo disse...

É estranho, mas isto da blogosfera tem muito que se lhe diga... Geralmente, quando escrevo um post que me dá uma trabalheira, bem pensado e tudo e tudo, é quando é menos comentado. Quando escrevo um post (para mim) de merdinha (que é como quem diz, de chacha) as pessoas comentam mais... O que eu acho é que a maioria das pessoas que lê blogues, lê-os porque procura momentos de distracção e coisas engraçadas... Não está para se matar a ler posts demasiados longos e introspectivos.
Quanto ao blogue do Arrumadinho, que até gosto de ler, acredito que muito do seu sucesso (para além dos textos bem escritos e dos temas escolhidos) em termos de visitas e de comentários se deve à trama Pipoca-Arrumadinho, aos amores e desamores que a Pipoca suscitou e que se transferiram para lá e à constante alimentação da suspeita do namoro (para mim, mais do que confirmada), quer pelo silêncio dos autores quer pela batalha que se faz entre comentadores a respeito do mesmo.

Bom fim-de-semana:)*

Inês disse...

Já que é feita uma pergunta, eu vou responder! Eu respondo a comentários nas seguintes situações:

1º quando tenho tempo
2º quando estou bem disposta
3º quando o post está muito bem escrito e quero salientá-lo
4º quando gosto da pessoa que escreve e mesmo que não tenha nada a acrescentar me apetece dizer olá
5º quando me sinto à vontade para o fazer
6º quando o assunto do post me interessa

Às vezes é preciso conjugarem-se estas coisas todas. Outras vezes basta apenas uma :P

No caso do Umbigo comento quando tenho tempo, porque gosto de ti e geralmente porque me apetece :P

Anónimo disse...

...Tenho lido e que me lembre nunca comentei neste blog.

Faço-o agora. Porque concordo e só para contribuir para que não sejam só 3 ou 4 comentários.

Há uma excepção que percebo que é quando se geram "diálogos" nos cometários. Tipo chat. Isso acho normal e até interessante. Mas normalmente afastam-se do tema original.

M.

Joanissima disse...

Adorei o que escreveste porque já dei por mim a pensar exactamente a mesma coisa em relação a alguns blogs.
Mas isto, desde que a malta se divirta... está sempre tudo bem : ))

kel disse...

Deixei-vos um desafio no meu Blog… Passem por lá!

Beijocas ;)

inv3rs0 disse...

ok...sou o 12º...depois volto para comentar mais 7 vezes.
E JURO (sem me engasgar ó B.O.)
que só lê inv3rs0 quem quer e que não obrigo ninguém!