terça-feira, 20 de setembro de 2011

(ainda a propósito desta década alfacinha)



Costumo dizer que para quem vem de fora, Lisboa primeiro estranha-se e depois entranha-se.
Pelo menos comigo foi assim. Mas eu tinha 17 anos e vinha de uma pequena cidade nas portas da Serra da Estrela, onde toda a gente se conhece, (com tudo de bom e de mau que isso tem), onde sabemos quais são os carros de quem, as casas, onde as pessoas apitam na rua para se cumprimentar, onde vamos a pé para todo o lado, onde temos pessoas conhecidas e que nos fazem favores nos CTT, no Banco, nas Finanças e no Hospital.
Em Lisboa custou-me horrores adaptar a tudo: ao ritmo, à impessoalidade, à distância para se ir a qualquer lado, ao trânsito, à falta de disponibilidade de toda a gente, ao dia organizado ao segundo. Mas hoje não me imagino a morar noutro lado. Aos poucos fui percebendo que até tinha bastante a ver com esta forma de estar. E que aquilo que no início me custava (ninguém saber quem eu sou, nem se esforçar muito para me conhecer), era algo que até me sabia bem. Não ter que provar nada a ninguém, nem me preocupar com o que pensam de mim, com o que eu faço ou deixo de fazer. Aos poucos fui-me viciando na independência típíca de uma cidade grande e no facto de não ter de me esforçar para agradar. E isso foi libertador.
E quanto às pessoas, concordo totalmente com o que a Eu Mesma disse: não são as pessoas mais simpáticas do mundo (tal como eu também não sou nem tenho paciência para dar confiança a quem não conheço), mas foi numa alfacinha de gema que encontrei uma soul sister e o namorado que é uma rica coisinha também é elemento da mesma espécie.
A verdade é que se hoje gosto de Lisboa e se já me sinto mais em casa aqui do que em qualquer outro lado, não foi a cidade que mudou. Fui eu.

3 comentários:

Eu Mesma! disse...

:)
Gostei... sim.. acho que Lisboa tem essa capacidade para quem deseja...

faz mudar ... para melhor ou para pior ficará para sempre a questão mas... as pessoas mudam e ... entranha-se mesmo... mesmo para quem já cá anda há muito tempo :)

Neferet disse...

E estás cá muito bem que esta cidade não era a mesma coisa sem ti! :)

Priscila Duarte disse...

Olá passando pra conhecer o seu cantinho, e lhe convidar a vir fazer parte dos meus blog preferidos. Adorei seu espaço. Aguardo sua visitinha.
Abrçs