quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fala aí!


Inspirada no post de Fifs, e de várias outras conversas que já tivemos sobre o assunto, pus-me hoje a pensar em palavras ou expressões de que gosto. Sim, palavras que me dão gozo pronunciar e gosto delas por esta ou outra razão que depois passo a explicar. E aqui vai o meu top ten:
Nr 10- "Patxorra". Algo que me falta constantemente. Vulgo "Pachorra", sinónimo de paciência, ainda que com o mesmo significado tem toda uma outra entoação, mais agressiva e brusca, com incidência sobre o "T", derivada da excessiva falta da dita cuja.
Nr 9- "God Save Us". Sem conotações religiosas, expressão que me marca desde a adolescência, proveniente da minha paixão assolapada pelo Leonardo Dicaprio. Desde aí que permanece na minha vida (a expressão claro, não o Leo, coitado, que agora está gordo e já ninguém lhe pega!), e utilizo regularmanente para mostrar meu desagrado por algo, alguém ou alguma situação.
Nr 8- "Digníssima". Adjectivo para me qualificar a Mim, a Fifs, e pouco mais. Vá, quem nos acompanha quase sempre é abonado com tal estatuto. Por oposição às "Genéricas" que por aí andam, mantemos uma postura irrepreensível dentro dos elevados padrões de exigência previamente definidos por... Nós.
Nr 7- "Bebé maizómenos Bom". Máximo elogio que consigo fazer a alguém do sexo oposto, com a devida excepção de Justinho que enfim, não é do sexo oposto...é DEUS!
Nr 6-"Booooring!". Estado de espírito e respectivo comentário que teço a todos aqueles que me aborrecem por actos ou palavras. Não só pronuncio a palavra como faço a maior cara de enjoo, prestes a bolsar.
Nr 5- "Vamozembora!" O oposto de "Booooring!". Palavra composta pela junção de "Vamos" + "Embora". Usado geralmente dentro da viatura de Fifs; em momentos decisivos de compras..."levo ou não levo?? Levo pois!" Vamozembora!"; pretexto para brindar: "Brindamos a...sei lá! Vamozembora! Mais um brinde? Vamozembora!".
Nr 4-"Ahhhhhhh!". Sim, é isso mesmo: ahhhhh! Um guincho. Mas não é um guincho qualquer. É o mais agudo que eu consigo extrair desta gargantinha afinada que Deus me deu. Do fundo de meu diafragma, e com a maior expressividade possível. Serve para demonstrar: espanto, admiração, desagrado, impaciência, agressividade, intolerância, pânico, alegria, entusiasmo, excitação, bebedeira, incredulidade...e por aí fora...basicamente: tudo.
Nr 3-"Tem graça!". Expressão 100% irónica, sarcástica, e cheia de charme. Remate conclusivo de qualquer afirmação que eu faça, onde no final eu saio sempre a ganhar, por cima, ou de bem com a vida. Aumenta o ego, a auto-estima, faz sentir que estou podendo e mandando no pedaço. Exemplo: "Estou gira não estou? Eu sei, Tem graça!".
Nr 2- "NOT". Incisivo e sem espaço para dúvidas. Not é...Not. Pura e simplesmente. Rejeição a tudo o que mexa com os nervos. Uso regular e constante!
Nr 1- "Chamaquiiiito" e "Sossaaaço!" (empatados!). Ambos criações ou de forte influência de Fifs. Com entoação e sonoridade própria, dois vocábulos cujo significado não sei explicar porque não tem. Apenas uso sempre que me apetece, com alguns décibeis acima do normal, esteja onde estiver e seja porque motivo for. E fazem-me rir às gargalhadas como se não houvesse amanhã!
E vocês? Que palavras giras vos fazem cócegas nos interiores??
Ai...sou mesmo engraçada, não sou? Eu sei...Tem graça!

1 comentário:

Fifs disse...

Tem mesmo graça! Bolas caté fico já enritadinha cos pelos óriçados!