sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O "Pívias"


Não me levem a mal meus leitores queridos mais susceptíveis que por aqui passam.
Sabem bem que este é um espacinho que se dá ao respeito, e acredito que ao ler o título deste post tenham ficado meio que admirados com a bregeirice que se avizinha. Mas este é um assunto que há muito pedia umas linhas de consideração, que há muito me assombrava o pensamento e como o que tem de ser tem muita força, um post sobre o "Pívias" impunha-se!
Ora, e quem é o "Pívias", perguntam vocês cheios de curiosidade? (ou então com algum receio..)
O "Pívias" é uma personagem com a qual me deparo diariamente. É uma alminha que trabalha num estabelecimento comercial mesmo por debaixo de minha casa. Mede pouco mais de 1,60m, é magro que nem um grilo, com uma cara de apito, branco como a cal, e com um cabelinho ralo que mete dó. Ou seja: é uma personagem que passaria totalmente despercebida aqui na praceta, não fossem duas ou três características que o impossobiliam de todo, de ser discreto. Começa logo pelo trabalho: ora o "Pívias" trabalha numa frutaria/talho com o totalmente inesperado nome de "Fruticarnes". E podia dar-se o caso de ser o rapaz que está no talho e corta bifinhos do lombo ou da vazia... mas não. Também se podia dar o caso de ser o rapaz da caixa da parte das frutas e legumes...mas também não. Ainda podia ser o rapaz que mete os produtos no saquinho depois de pesados e ajuda as velhotas... mas também não. E claro está que também não faz parte do grupo de brasileiros robustos que às 2h da matina estão a descarregar caixas e caixas bem pesadas das carrinhas para a loja.. não, a essa hora o "Pívias" deve estar... a dormir, vá!
Então o que é que ele faz?? Pois que não sei!
Vejo-o ali à porta num entra e sai desenfreado, sempre muito activo e como quem tem muito que fazer. E quando vou lá dentro, dou por ele a mexer nos limões, a pendurar as bananas nos ganchos, a separar as uvas mais maduras, e a deitar fora tomates podres.. vamos assumir portanto que o "Pívias" toma conta da fruta!
Mas a fruta de que o "Pívias" gosta mesmo é outra!! Porque a principal função deste senhor é ver quem passa. E quando quem passa são, por exemplo, meninas com ar saudável, então aí, é ver aquela figura, aquela mistura de gnomo do Pai Natal com duende do pote de ouro, a dar o ar da sua graça, e eis que surgem os requintes de sedução dos quais o "piqueno" faz uso constante, sem vergonhas nem embaraços!
Ele vê as meninas a andarem na sua direcção, continua a fazer o que está a fazer (seja lá o que for!), mas com os olhos vidrados na "presa", e mesmo no instante em que nos cruzamos com ele surgem pérolas do tipo: "Que espectáculo", "Ai meu Deus", "Sim senhor!!", "Aleluia" ou ainda, (e esta foi a de ontem: "Tanta saúde!". Ora, acompanhadas destas preciosidades surge sempre o inevitavel suspiro... Sim, o "Pivias" suspira, muito, e sonoramente! Murmura as palavras, mas depois suspira para toda a praceta ouvir!
Outra das graçolas do "Pívias" exige a presença de um partener, normalmente o sr. Policia, convenientemente fardado, que no exercício das suas funções se encontra na porta ao lado do Fruticarnes, a controlar a loucura do Mini Preço! E então é ver o "Pívias" a dar cotoveladas ao senhor da autoridade, como que a chama-lo à atenção para mais duas ou três meninas que se dirigem ao supermercado. Claro está que as cotoveladas do "Pívias" atingem mais ou menos a zona das coxas do sr. Policia, que, felizmente, não é anão.
E é isto. Precisava mesmo de partilhar a existência desta personagem na minha vida, cuja razão do nome atribuido me parece ser mais do que evidente, não necessitando de grande explicação da origem etimológica da palavra.
Resta-me perguntar a mim mesma qual vai ser o dia em que me vou passar e, já sabendo de antemão o momento exacto em que ele vai suspirar ou libertar algum dos seus pensamentos mais profundos, pare à frente dele, e lhe pergunte se quer ir tomar um café à pastelaria em frente... só para ver a reacção do senhor. Tinha graça, não tinha??

3 comentários:

Princesa M disse...

Houve quem já dissesse coisinhas ao Pivias, que o fizeram meter o rabinho entre as mini-pernas e esconder-se por entre as caixas da fruta. Mas, no dia que esse "convite" chegar, espero estar à janela, qual correio da manhã, a inteirar-me do assunto.

Cat e Vasco disse...

"Eh pá", convida! E quando convidares, tem um paparazzo atrás de um arbusto para captar a reacção do menino... Ía ser lindo :)

Fifs disse...

E quem é que o baptizou quem foi? Somos mazé as maiores!