sábado, 12 de junho de 2010

Sou a única que NÃO vai aos Santos?


Estou em Lisboa.
Amanhã é domingo e não trabalho.
Estou em casa, sem nada que me impeça de sair para a folia, se quiser.
Mas não quero!
E será assim tão difícil de compreender, aceitar, acreditar, que não me apetece? Simplesmente porque.. não?!
É suposto, lá por estar na capital, agir como devota do santinho, armar-me em alfacinha de gema e por-me a caminho de Alfama, da Bica, ou outros bairros que tal?
É que por acaso eu nem gosto de sardinha, (e quando digo que não gosto quero dizer que não como mesmo, e o cheiro dá-me náuseas). E bem sei que também há febras e afins. Mas depois é a tal coisa: "Vens aos Santos e não comes sardinha?? Txiiii... que cortes!!" É que o Tuga adora mandar o seu bitaite, em especial nestas coisas de bairrismos, nasce-lhes uma alma nova, mais Tuga ainda, aquela que durante o resto do ano não abre o pio, até porque "Portugal está cada vez pior", e "isto é uma vergonha", e "quem me dera ter nascido noutro lado", blablabla... mas nos Santos não... nos santos somos todos Tugas convictos, alfacinhas de gema (mesmo os que não são de cá), e gostamos tanto de Lisboa e de meter a mão no manjerico!
E bem sei que tem bailarico, coisa de que sou grande fã. Quim Barreiros então, quantas vezes eu já bailei até não me aguentar nas perninhas ao som do acordião do senhor!! Mas também sei que nos Santos pouco ou nada se baila.. bailas um bocadinho, vá, mas não me digam que é pelo baile que lá vão! Ou pelas marchas.. essas então ninguém vê, mesmo!
Vão lá pelo convívio, pelo ambiente, pelo espírito da coisa, para ver gente que não se vê há muito tempo, para meter conversa com tudo quanto é alma, fazer brindes e quem sabe, com a benção do santinho, encontrar alguém especial no meio da multidão!!
Mas se há coisa que me deixa com uma azia desgraçada são empurrões, encontrões, não conseguir andar, ter gente a tocar-me que não conheço de lado nenhum, a meter conversa já levados por muitos e cheios copos de cerveja, e com a "sorte" que eu costumo ter, ver esses mesmos copos esvaziados em cima de mim.
Por tudo isto e sem mais nenhuma razão em especial, não me apetece ir aos Santos. Pasmem-se! E porque, tal como em outros eventos e actividades temáticos como Festivais de Verão (sem cartaz que eu goste realmente) fazer campismo, bunjee jumping, um safari em África, comer caracois, tudo coisas muito giras e que é tão fixe e cool fazer... é preciso gostar, ter vontade e sobretudo espírito para a coisa, sabendo para o que se vai. Quem não tem, fica em casa, como eu. Não é E.T, não está de mal com a vida, nem triste, nem em baixo, nem tem mau feitio, nem é dondoca, nem betinha, nem atada.
Ou se calhar até sou, mas sou uma E.T/betinha/dondoca/atada muito feliz, a papar series, filmes e episodios emocionantes na companhia de um belo bolo de chocolate acabadinho de fazer...
E viva o Sto. António!

3 comentários:

Miss Murder disse...

A única não és que eu também não fui! xD

Ana disse...

Pelos vistos já somos 3!
Eu também não fui e já não vou há muito tempo. Desde que ia morrendo asfixiada numa multidão de gente perto do Castelo que simplesmente deixei de me enfiar no meio da confusão que é esta noite.

Saí sim, mas nada que tivesse a ver com Santos Populares.

:-)

Louise disse...

Olha estou contigo. Ontem apetecia-me mesmo era ir para um barzinho giro e depois para umaa disco dançar e divertir-me ao máximo. Mas os amigos quiseram foi Santos... e eu por casa fiquei. Eu e o meu livro.