segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Com 3 letrinhas apenas


Custa-me dizer que "Não" quando me pedem alguma coisa. E custa-me ainda mais dizer que "Não" a quem nunca antes o disse. Pela minha vontade constante em querer agradar, em não decepcionar, em não defraudar expectativas, em deixar o outro na mão ou pendurado. E normalmente só o digo quando depois de muito pensar em maneiras de poder dizer que Sim, não encontro jeito para tal.
Conheço pessoas que são ao contrário de mim. Que não lhes custa absolutamente nada dizer que Não e é para o lado que dormem melhor. Conheço outras que não dizem nem sim nem não. Ficam ali num "Nim" silencioso que não lhes custa manter, mas que mói o outro lado.
Hoje pela primeira vez disse "Não" a alguém a quem nunca neguei nada, apesar de algumas vezes ter deixado no tal silêncio que, no caso, acabava por dizer o mesmo. Mas o "Não", decidido e seguro, sem medo nem receio do que poderia vir do outro lado, só hoje saíu. E foi libertador. Primeiro porque o fiz de forma consciente e sei que estou a fazer o correcto. E depois porque me devolveu algum poder, segurança, e certeza de que, mesmo quando achamos que estamos a perder o controlo de muita coisa na vida, e que somos impotentes perante muito do que nos acontece, há outro tanto que pode ser resolvido, e bem, com um simples "Não".

3 comentários:

Kikas disse...

sou um bocado assim, infelizmente :s

siceramente disse...

e fizeste muito bem! acho que também sofro do mesmo mal que tu! somos pessoas melhores :P

Ritititz disse...

Kikinhas e Siceramente, não é fácil, pois não? Mas não podemos deixar que essa dificuldade em dizer o Não nos prejudique! Por isso toca a aprender a contrariar esta tendência!!