sexta-feira, 26 de agosto de 2011

"Muda de vida se não vives satisfeito"



Tenho um amigo que todos os dias me faz esta pergunta.
Quem olhar para ele vê um homem de 30 anos, com (uma espécie) de trabalho, um ordenado relativamente bom para as despesas que tem, que mora com os pais e tem um relacionamento há 5 anos.
Então qual é o problema?
O problema é que JÁ tem 30 anos, (uma espécie) de trabalho que não gosta, que não o preenche, que lhe permite ter horários de adolescente porque sai durante a semana, se deita às 5h e acorda às 15h, um ordenado que é excelente para aquilo que ele produz, e que lhe permite fazer o tipo de vida que faz, AINDA mora com os pais mas pensa, um dia, eventualmente, num futuro longínquo, sair de casa, e um relacionamento mais do que morto onde não é feliz e onde já se portou mal várias vezes, durante 5 anos.
Ele é o primeiro a dizer que não é feliz. Que quer mudar de vida. Que precisa de tomar um rumo, porque não gosta de estar assim e tem de fazer alguma coisa... mas que "é complicado..."
E eu sei que ele não é feliz, sei que não era isto que queria para ele, sei que há 5 anos atrás, quando imaginou como seria a sua vida aos 30, nunca pensou que seria igual à dos 25, com a agravante de que não é feliz e 5 anos mais velho.
Eu sei que ele quer mudar. Mas sei que não tem feito muito por isso. Diz que não sabe por onde começar. Eu acho que sei por onde ele devia começar, mas ele diz que não é por aí. Eu sei que ele não é má pessoa, apesar de condenar certas coisas que ele faz, e ele sabe disso. Mas acho que ele é comodista e cobarde, e ele também sabe disso. Que está à espera não sei bem do quê, e que entretanto o tempo vai passando e ele só se sabe queixar, continuar a fazer disparates e a arrepender-se logo a seguir e prometer que não volta a fazer... mas volta.
E volta porque não está bem, não está feliz, aquilo que tem é muito pouco e ele sabe disso. Mas não é capaz de abrir mão do pouco que tem, só para não ficar sem nada e ter de começar do zero, de ir à luta, ir atrás de um novo amor, de um novo trabalho, de novos objetivos e metas a atingir.
No outro dia a minha amiga Neferet comentou aqui, a propósito de outro assunto, que "há pessoas que estão estagnadas mas que nunca serão felizes porque não têm a coragem de dar um passo em frente". E neste caso essa frase não podia fazer mais sentido. Eu todos os dias lhe digo isso: "ou paras de te queixar e aceitas a tua vida como está, ou dás um passo em frente."
E todos os dias espero que seja esse o dia em que ele avance.

1 comentário:

Anónimo disse...

Revejo me aqui nesta historia de vida... será que posso saber se este teu amigo já conseguiu mudar? Já agora o que fez pra mudar? beijinhos