terça-feira, 13 de novembro de 2007

E Tu? És de Valores ou Sentimentos?


Confesso que às vezes me questiono como fui parar a um curso tão "frio" como Direito sendo eu a Rainha das Relações Humanas, do tentar compreender porque é que os Homens são de Marte e as Mulheres de Vénus e principalmente a ironia da vida, o porquê das amizades e dos ódios fidagais, os amores e os desamores e as atracções e relações. Durante os 5 anos de licenciatura (pra mim foram 6...ng é perfeito!) aprendi a ser mais fria, a analisar as duas faces da moeda e a compreender que nem sempre o mundo e os valores que nos regem são justos... Os valores! Então mas... E os sentimentos?
Todos têm direito a uma defesa, por mais hediondo que tenha sido o crime que cometeram e a própria "so called" Justice muitas das vezes pende pro lado dos injustos, maltrapilhos trapaceiros e nós (confesso) muitas vezes aprendemos mais a técnica de a tornar favorável ao arguido, do que propriamente defender quem por razões de ética merecia ser defendido. Mas é mesmo assim, até o mau tem um lado bom... Então mas e... Os sentimentos volto eu e perguntar? São ou não mais importantes que os valores? A dicotomia Coração-Cérebro dá-me muito que pensar! Sou muito Coração, sempre achei que o Homem deve ser movido pelos sentimentos e sempre pensei que era assim para toda a gente!
Porém, esbarrei com alguém que me mostrou que nem todos pensam como eu... Que por vezes há valores (para os indíviduos cérebro) que se impôem,na vida deles,aos sentimentos... Reviro os olhos e penso... Tristeza... Por um valor teu das um pontapé no coração de alguém...? Custou-me a engolir mas tive de aceitar. Há de facto pessoas assim. Que lhes importa mais a tua palavra que o teu gesto de afecto porque a tua palavra representa para ela um determinado valor...
Ora não digo que não tenha valores! Tenho e muitos mas a maioria deles vão bater à porta dos sentimentos! A Lealdade e a Fidelidade são dois dos mais altos valores que tenho com tudo o que faço e para com todas as pessoas com quem me relaciono. E aqui sim, aqui estes dois valores impôem-se acima de quaisquer sentimentos, ou seja, ainda que goste muito se isso implicar ser infiel a um amigo, namorado ou qualquer pessoa então STOP. Sentimento dentro do saco, tanto quanto possível e ala... Às vezes somos apanhados outras vezes disfarçamos bem mas o importante é não interferir com os sentimentos de outros!
Conclusão DR (e att que não é de doutora...) que já está tarde e ta na hora do óó! Entre o sentir e o pensar prefiro o sentir ainda que mais tarde rache a cabeça e PENSE que dói... O sentir vem primeiro posso não expô-lo (mas já a minha Querida Mãe me diz que eu só la vou de óculos escuros...) ou pelo menos tentar mas não consigo pensar primeiro se vou sentir ou não so porque valores mais altos se impõem!
Para fim de conversa e porque isto já tava a ficar sério de mais amanha tenho depilação logo as 9.30!!!! BOLAS!

1 comentário:

Micaela Neves disse...

Bem, só espero que não tenhas adormecido a pensar no quanto custa sentir a depilação!