quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Lojas, Luzes, Olé e Nós...dignas!


Vestimo-nos à New Yorquer style com nossas botas de pêlo e pompons, uma de camisola de gola alta e colete, outra de boina e sobretudo...e fomos p'ra rua.
Andamos por Lisboa, imaginando uma futura viagem a Nova Yorque, nesta época de preferência, sonho que tenho desde sempre!! Almoço na Av. de Roma, no famoso Frutalmeidas do qual fiquei fã! Quem não fica..? E de barriguinha já cheia, lá vão elas, frescas e fofas, rumo à Baixa para passeio moedor de calorias em excesso, ao mesmo tempo que vemos as luzinhas que teimavam em não acender.
Paragem obrigatória nas lojas do costume, comentários de gaja às novas tendências envolvidos de queixas pela condição económica de cada uma e da injustiça que é não nos sair o euromilhões, ainda que não joguemos! E vislumbre de Joaquin Cortez, o bailarino espanhol, ali à nossa frente, um pedaço de homem que é bem melhor ao vivo do que em revistas ou tv.. Olé!
Corremos a Baixa de uma ponta à outra e só arredamos pé quando as luzes finalmente acenderam... "AHHHH...Mas que Digno!" dizem elas, pela milionésima oitava vez naquela hora!! Metro outra vez, trânsito, e Vasco da Gama. Espera interminável de tanta fome pela Pê, que chega desorientada e com ar de quem tem umas horas de sono em atraso..e três belos bifes com molho à Portugália! Conversa de tudo e mais alguma coisa, novidades e queixas postas em dia, e barriguinha cheia outra vez!
Paragem numa loja com direito a conversa pouco digna com a gerente completamente genérica...mas tudo acabou em bem e levamos a nossa adiante! Também, com duas refilonas de alto calibre como a Fifs e a Pê juntas...Deus me livre! E eu a cheirar velas enquanto elas pediam o livro de reclamações...
Mortas de sono, fartas de lojas e luzes e a desejar cada uma o seu espaço, despedimo-nos e seguimos caminho para os respectivos aconchegos.
Soube bem...tão bem...passear pelas ruas, sem frio nenhum, respirar ar (pouco puro..mas ainda assim é ar!), ver tanta gente a fazer o mesmo que nós, passear, e ter noção de que cada uma delas tem uma vida diferente, repleta de estórias, preocupações, alegrias, aventuras mais ou menos interessantes para contar. Olhar para um Homem-Estátua (que desde sempre tive medo e não gosto), e pensar o que levará aquele Homem a estar ali? Parado...estátua! Horas a fio!; Ver tanta gente a pedir, sentados em cada esquina a cantar, tocar, ou simplesmente de mão esticada a pedir; Grupos de turistas, a maioria japoneses, cada um com a sua máquina fotográfica de modelo mais avançado do que o anterior, a disparar flashes para todos os lados; Gente parva e genérica que vai contra nós e não pede desculpa porque nem dá conta de tão embrenhada que vai nos seus pensamentos;
E nós duas: Pips e Fifs, a desfrutar da companhia uma da outra, praticamente sem 20 segundos de silêncio porque estamos constantemente a falar sobre tudo ou quanto mais não seja a imitir sons!! Mas certamente cada uma embrenhada nos seus pensamentos e a experienciar o momento à sua maneira. Gostei, muito, e começo a sentir em mim a nascer uma costela alfacinha que desconhecia e da qual estou a gostar. O que durante tanto tempo rejeitei, revela-se agora bom de conhecer... Primeiro estranha-se, depois entranha-se..será?

8 comentários:

Fifs disse...

Não era uma homem estátua qualquer... mexia os olhos coisa que te incomodou profundamente... e a sinu no metro... e o Joaquin que veio à cidade e era mesmo o Joaquin...E molho da Portugalia... E andar à pesca de um artigo sem etiqueta! Enfim! Cheguei estoirada mas I'M Lovin it pa pa pa parara!!

Micaela Neves disse...

Até suspirei. Eu, que durante todo esse tempo estive dentro de uma redacção...
Vida dura, mas bela!

Micaela Neves disse...

Esqueci-me deste pormenor no comentário anterior.
Então esse senhor do bailado vem a Portugal, disse que queria vir ao Fátima, obrigou-me a pesquisas intensivas sobre a sua vida (toda - descobri coisas - humm) e de um momento para o outro disse que já não podia vir. E não podia vir porque tinha agenda cheia e tal e agora vai pa baixa passear! Mas o que é isto Joaquin??? Isso não se faz a uma pessoa como eu!!

kel disse...

zBiolasssss!!!! Realmente... Uma pessoa a trabucar e elas na Baixa!! E dps vêm ao Montijo e nem ai nem ui!! Tá mal, ah pois tá, hum!
Mas olha, ainda à dias passava de carro por Lisboa e pensei "Há tanto tempo q n venho passear pela Baixa no Natal e ver as Luzinhas... Este ano tenho q vir!" E vai daí, elas põe em prática, xnif!!!!
Mas sim... primeiro estranha-se mas dps, definitivamente, entranha-se ;)

Anónimo disse...

Ate eu ja tenho uma costela alfacinha.....lol...quem diria...né?!!

MysterOn disse...

Eu fui este fds Às compras de Natal e a viagem saíu-me ao contrário...apenas coprie cenas para mim!

Carina disse...

Como é bom um dia passado c amigas c um único destino marcado Lojas!!!Mas ... sem esquecer... barriguinha cheia e um cheirinho de bom humor pelo meio. Simplesmente Fantástico!!!!No final do dia fica aquela dor nos pés, mas a satisfação de ter-mos feito um mimo a nós próprias supera tudo!!!!:)

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado