quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Vícios


Não sou uma pessoa de Vícios. Do topo dos meus 23, quase 24, (apesar de salientado agora não é assunto que queira desenvolver para já...) anos, considero-me relativamente imune a Vícios. Relativamente, sim, porque como qualquer terráqueo, que vive na era do consumo e do materialismo, coberto de defeitos e imperfeições, também eu tenho a minha dose (ainda que pequena) de dependências!!
Não fumo, não bebo café, alcoól social e raramente, não tenho playstation nem aparelhos afins, não gosto de jogos de computador, a minha relação com o telemóvel já foi mais próxima do que agora, (estivemos até zangados uns tempinhos), enfim...dito assim, descrevo-me como alguém ou muito certinho, ou muito pouco interessante!!!
Calma...porque também tenho os meus momentos de loucura!!
Passo a citar e no pódio das minhas dependências: Nr1: COCA-COLA! Sim, e é Coca-cola, a marca oficial!! Nada de Pepsis nem afins, e ainda que seja Coca-cola, ponho de lado qualquer aditivo ou genérico com sabor, com menos calorias, sem cafeínas, light ou zero...para mim isso é mesmo zerinho!!! Coca-cola é coca-cola e tem sido o meu grande vício estes 23, quase 24, (mas ainda não é agora que vamos entrar por aí), anos!
Depois, ainda no ambiente dos "comes e bebes"... Nr2: CHOCOLATE! Como qualquer menina que se preze, digna do seu estatuto feminino e sensível por natureza... o Chocolate, para mim, quase sempre é o melhor remédio para tudo de menos bom: TPM, crise existencial, carência afectiva, gula, insegurança, solidão, tristeza, revolta... Bem como é igualmente óptimo para celebrar os bons momentos: Bolo de aniversário de chocolate todos os anos, desde que me lembro destes meus 23, quase 24 de vida, (mas adiante...), biscoitos ou bolinhos de chocolate a acompanhar serão de cházinho com as amigas aqui em casa, mousse de chocolate como sobremesa que a minha avó faz desde sempre, tablete de chocolate a ver um bom filme, sentada no sofá com o namorado... Enfim, para mim o chocolate é basicamente uma panaceia para todos os males...e todos os bens!!!
A ocupar o 3º lugar do pódio temos um empate entre 3 aquisições muito recentes, e que, como tal, ainda não consegui discernir muito bem o nível de dependência de cada uma:
Anatomia de Grey; Chá "Noite Tranquila"; "O meu Umbigo".
Não consigo explicar a capacidade que esta série teve e tem de me pôr a contar os minutos que faltam até me colar ao ecran, e viver intensamente cada capítulo que vejo e revejo e até já sei decor, e onde choro, rio, vibro e me emociono como há muito tempo não fazia com um produto de ficção! Não sei como vou aguentar até dia 27 de Dezembro, dia da estreia da 4ª temporada na FoxLife... mas eu sou forte!!
Quanto ao Chá, descobri-o há uns meses, e desde então é rara a noite que me deito sem beber uma chávenazinha bem cheia e quente, que me conforta o estômago, o coração e alma...sabe mesmo bem, e placebo ou não, dá-me de facto, uma noite bem mais tranquila!!
O meu Umbigo...é o que estão a ver agora...uma novidade que não tem nem uma semana de vida, muitos poucos visitantes, mas que me tem feito um bem incrível. Como já disse a alguém, decidi que esta seria a minha terapia, que até tem saído bem barata...parecendo que não..compensa!! Está-se a tornar um hábito que me dá muito prazer: guardar um tempinho do meu dia para vir aqui e praticamente "bolsar" (que é um termo que eu gosto tanto!) o que me vai na alma...por muito fútil, superficial, ou insignificante para os outros que seja! Só lê quem quer e isso é óptimo! Eu escrevo para mim e para quem me quiser ler...mas escrevo sobretudo por mim, porque me alivia! Se vier a tornar-se de facto um vício, penso que será dos bons, porque me faz sentir bem...mas se pensarmos bem, os vícios são isso mesmo: algo que fazemos porque nos faz sentir bem! Sem grande discernimento entre o bom ou mau, prejudicial ou favorável...isso vem depois, às vezes vem muito depois. Mas o importante é que nos faz sentir bem, e por isso é que dá dependência...porque cada vez é mais difícil encontrar algo que nos faça sentir realmente bem com nós próprios, com as nossas escolhas e com as vidas às vezes tão complicadas e tão cheias de tanta coisa que nos é imposta e com a qual temos mesmo de saber lidar!
Apesar da carga conotativa negativa que a palavra tem, acredito sinceramente que, a par das Mudanças, nem todos os vícios são necessariamente maus...

4 comentários:

kel disse...

Disseste tudo numa frase "Eu escrevo para mim e para quem me quiser ler...mas escrevo sobretudo por mim, porque me alivia!"... Como eu te compreendo. Sim, a escrita pode ser a melhor das terapias e por isso continua a "bolçar" tudo quanto queiras porque ganhaste uma visitante assídua (aliás, ganharam ;) ). O importante é q o faças para ti e independentemente do que qualquer pessoa possa pensar sobre o assunto, o que também já acontece.

Também não sou uma pessoa de vícios mas este é partilhado convosco... o de escrever e as amigas (e confesso que também gosto muito de café, embora não abuse dele mas gosto mais de vocês).

Adoro-vos! Beijoca grande,

xuxuca kel.

Micaela Neves disse...

São todos bons vicios!

Anónimo disse...

Minha linda, assim que falaste no "SEXO E A CIDADE", a série mais feminina de todos os tempos, lembrei-me da nossa descida pela a avenida, em que tb foste "baptizada" de Carrie, a nossa Carrie...linda, com uma bela noção de moda e claro, tarada por sapatos...lol
Em relação ao cházinho, estou contigo, mas eu fico pelo maçã e canela...que adoro...desde o primeiro dia que o provei...

E claro, neste vício estou com a Kel....voçês, as amigas, as doces, as sinceras, as que estão sempre lá...para o bem e para o mal...e de todo o coração espero, que para todo o sempre...

Adoro-vos... Mua.... Paty

Anónimo disse...

Eu quero ler por isso continua a escrever!!
Lembro-me bem da altura do vicio do telemovel em que passavamos varias horas durante a noite a tentar ver quem xegava mais longe no jogo da cobra..oh tempos felizes em que uma pessoa se distraía com pouco..
Confirmo que és uma grande viciada em xocolate,apesar de gostar de te acompanhar nalgumas loucuras alimentares tais como torradas com manteiga e doce, confesso que ver-te comer nestum de xocolate c leite e açucar sempre me fez impressao...É uma sorte ser linda e magra e ainda por cima gabar-se que come tabletes de chocolate ao lado do namorado!!!Enfim...
Eu não tenho vicios porque não gosto de saber que o meu bem-estar depende de alguma coisa,gosto de variar e descubro tudo quanto posso descobrir.Apesar disso acho que ler este blog vai passar a ser um vicio porque é um privilégio dares-nos a conhecer um bocadinho da tua vida,dos teus pensamentos e sentimentos.

Adoro-te,continua a ser a pessoa fantastica que és!!
Beijinhos