sexta-feira, 5 de março de 2010

Há jantares fantásticos, não há?


Há jantares entre amigas que servem para muito mais do que degustar um bom petisco, dar umas risadas, contar as novidades ou falar de assuntos vários de cariz fútil (e que bem que sabe!).
Há jantares entre amigas em que, por nos sentarmos frente a frente, por estarmos olhos nos olhos, por querermos mesmo estar ali umas com as outras, por não haver as distracções de quando estamos juntas mas às compras, a sofrer na depilação e só dizemos disparates para abstrair da tortura que se passa nas zonas "baixias", por não haver o barulho das luzes das saídas nocturnas, por não estarmos a ver a novela e constantemente a comentar tudo o que por lá se passa, por não estarmos a morrer de saudades e por isso num estado de total histeria, onde falamos por cima umas das outras, guinchamos e nos atropelamos num ritual de aves raras... por tudo isso e mais umas coisas....
Há jantares entre amigas em que se fala de coisas sérias.
Em que, subitamente e apenas porque sim, porque estamos entre amigas, abrimos o livro e partilhamos coisas que, mesmo sendo amigas, ainda não sabiamos umas sobre as outras.
Há jantares em que, a cada garfada acompanhada por um encher o peito de ar, por um gole de imperial bem gelada, vamos dizendo e ouvindo coisas que nos custam dizer. Não são propriamente segredos, não são assuntos tabu. São coisas que guardamos cá dentro, aquelas das quais nos custa falar, e que, de repente, do nada, se tornam faceis de partilhar.
Um pedido de ajuda, um baixar as armas, um poder ser insegura durante um bocadinho, mais sensível, admitir o que nos deixa realmente tristes, frustradas, e o que nos preocupa a sério.
Mais do que os desgostos amorosos, do que acharmos que estamos com kilinhos a mais, do que querermos um aumento.
Coisas mais sérias, histórias de vida, das nossas, de antes de nós, das "heranças" que cada uma carrega, sem nunca ter feito por isso. São fardos, são pesos, são castigos nos dias mais cinzentos...
Mas nos outros, nos de sol, e sobretudo quando temos Amigas que nos elogiam e nos dizem que têm orgulho de nós por tudo o que já passamos, são vitórias, são conquistas, são chapadas de luva branca, são motivos para nos orgulharmos sempre de quem somos.

1 comentário:

Miss G. disse...

Olha e eu sou uma dessas que tem um imenso orgulho em ti mas tu sabes disso.