quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Coisas boas de se ler

"Tu culpas os outros, mas não são eles que te impedem de fazer o que queres, és tu própria! Começa a viver a tua vida, dá-te apenas com quem te aprecia, com quem gosta de estar contigo, com quem te faz sentir bem, em quem confias. Sê egoísta e vive a tua vida. Ser egoísta não é mau, ao contrário do que pensas, porque todos à tua volta vão beneficiar disso. Nós só podemos dar aos outros quando temos o suficiente para nós próprios.
Acredita na tua vontade e na tua intuição porque elas são de confiar. Se quiseres ver um filme por noite, vê; se achares que tens de ir arrumar a arrecadação mas não te apetecer naquele momento, não vás naquele momento; se percebes que não te sentes bem em determinado ambiente, apesar de achares que te devias sentir bem nesse ambiente, respeita a tua primeira sensação; se não te apetecer cozinhar, não cozinhes, arranja uma solução. Quando começares a respeitar as tuas vontades e a ver que não há mal que venha ao mundo por as cumprires, vais também chegar à conclusão de que as pessoas ficarão mais próximas e mais felizes porque tu estás mais feliz.
Liberta-te! Não há nenhuma entidade superior que tenha decidido que tens de ser a pessoa mais perfeita e a mais correta do mundo. Estás por acaso a concorrer a esse prémio? Não existe! Podes ser cheia de defeitos, e depois olhar à volta para ver quem ficou. Faz o que tens a fazer! (...) Quando quiseres dizer 'Não' a alguém, não precisas de ficar zangada, Podes ser doce como és, com a diferença de que agora tens coragem para dizer não. Treina-te a dizer a tua verdade: 'não posso', 'não me dá jeito', 'isso para mim é muito tarde', 'tenho de trabalhar', 'quero ficar em casa', 'não gostei muito da forma como me disseste isso'. As pessoas vão compreender, tu é que achas que não. E treina-te também a dizer 'Sim': 'gostava muito de ir, 'gostava muito que viesses comigo', 'a tua presença é importante para mim', 'foste muito simpático'."

Gosto de ti assim, de Marta Gautier
(Um presente maravilhoso da minha amiga Loira)

6 comentários:

Inês disse...

Gosto disto!

Ritititz disse...

Eu também gostei muito do livro todo, desta passagem em particular! :)

S. disse...

tenho de o ler, adorei! :)
S.
A COZY BOX

marie disse...

Bem adorei este texto!!!! Obrigado!

Teresa (Miss Healthy) disse...

E este texto podia ser sobre mim :) também gosto muito da escrita da Marta mas este ainda não tenho.

Amiga Loira disse...

A amiga Loira fica muito feliz por teres gostado! Love u just the way you are!