quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Hi5 vs Blogues


Estava eu na minha página do hi5, gerindo comentários, pedidos de amizade e afins, quando me apercebi da banalidade de tal acto. Nem vale a pena explicar, para os mais dstraídos, o que é o Hi5...hoje em dia, TODA a gente tem uma página personalizada, com o objectivo de se dar a conhecer e conhecer terceiros através do mesmo processo.
Quer se use muito ou pouco, quer se goste ou critique, o que é certo é que poucos, muito poucos, são aqueles que não fazem ideia do que é que estou a falar, ou que, ainda que não tenha página própria, não tenha caído na tentação de espreitar página alheia.
O que me põe o "Tico e o Teco" (vulgo neurónios), em ansias e revoltas, é o facto de haver quem defina o uso de Blogues como forma de exposição exagerada, de chamar a atenção, de exibição e auto-promoção.
Ora, isto é que me faz uma certa confusão: Então afinal quem é que se expõe mais? Aqueles que têm um blogue, assinado com pseudónimo, sem fotografia que identifique o seu autor ou autores, mas que encontra naquele espaço a oportunidade para desabafar, partilhar estórias e sentimentos, dos próprios ou de terceiros, sem medo de crítica gratuita e não construtiva, porque quem nos comenta 100% das vezes é sincero, honesto e verdadeiro, sem segundas intenções nem pretensões de que tipo for..... Ou, por outro lado, quem é contra os blogues, finge que não os lê, (mas lê!), não comenta, porque tal como acha que o seu autor se está a expôr, ao comentar, está igualmente a expôr-se, mas tem um Hi5 onde expõe o corpo, a cara, as roupas, acessórios, paisagens e viagens feitas, amizades e amores, com comentários reveladores ou não, bem como pequenos textos onde partilham o seu modo de vida, gostos, virtudes e defeitos, tudo enfeitado com músicas e videos do youtube!
Em que ficamos? Quem se expôe mais? Quem dá o coração ou quem dá a cara?
Como usuária de ambos, Hi5 e Blogue, sinto que o grande problema é a importânica que se dá ao que os "Outros" pensam de nós. E talvez por isso mesmo tenha optado, ultimamente, a dedicar-me muito mais ao Blogue do que ao Hi5. Verdade seja dita, a dedicar-me exclusivamente ao Blogue, onde eu sou EU, escrevo o que penso quando quero e bem me apetece, onde tanto sou lida por quem me conhece e sabe que os textos são meus, tanto por quem não me conhece nem nunca me viu na vida, e ainda assim me lê. Onde recebo comentários bons, divertidos e bem dispostos, de quem lê e não tem complexos de excesso de exposição, e onde quem quer permanece no anonimato, porque aqui não importa a carinha laroca nem o ângulo que mais nos favorece, nem tão pouco ser politicamente correcto.
Assim sendo, e por muito que me tenha esforçado, não consigo ser parcial, e percebi agora que também não quero. E acho que de facto, quem critica o excesso de exposição através dos blogues tem razão: Aqui expõe-se a alma, o coração, o pensamento livre sem censura, medo ou preocupação em agradar quem nos lê. E isto é, de facto, mostrar quem somos. Será isto expôr demais? Fica ao critério de cada autor, de quem escreve sobre si, mas nunca ao critéiro de quem lê em segredo, comenta em segredo e em segredo julga sem ser juilgado.

8 comentários:

MysterOn disse...

Lá está ela ("ela" como o devido respeito!) semrpe pertinente!


Pois é, tal como tu, usufruo de ambos os "serviços" virtuais, e penso que me exponho na mesma proporção (ok as fotos do "Fi5" dão um bocado mais de mim...mas em termos globais concordo com tudinho o que disseste, sobretudo quanddo referes os outros que criticam a blogosfera e depois têm o Hi5 todo Quitadinho cheio de rócócós, e poses...

Well, what the fuck..."deixós" andar, "be yourself, no matter what they say!".

Tará!

Fifs disse...

"Ela" é qualquer coisa! Tanto é que um dia vai ser objecto de Post... Vai ser exposta por mim. que sou sua soul sister, digamos que é como se me estivesse a expor num universo paralelo! Mas não faz mal... O que há para expor é simplesmente... fantástico!

Duro molusco disse...

Reparo importantíssimo. Nem TODA a gente fez o tunning estúpido do Hi5.

Com a mais elevada estima me despeço

Micaela Neves disse...

Olha, eu exponho-me nos dois sitios! Quero lá saber. Quem tiver duvidas face a comments, posts e foto do olá 5 que pergunte. Digo sempre o que penso e não tenho nada a esconder. Dou a cara! Quero lá saber...

kel disse...

Subscrevo texto e comentários... Tb eu sou utilizadora de ambos, Blog e hi5 e acho q pior do q expor é fingir q n se expõe, n se lê e n se comenta... Só os brócolos e outros vegetais q tal, n têm opinião ou curiosidade sb os assuntos do quotidiano! Sim, pq até os animais irracionais têm alguma curiosidade... O pior de todos os defeitos é julgar os outros, com ou sem conhecimento de causa, com ou sem razão, em segredo ou às claras... Ninguém é ninguém (passo o pleonasmo) para julgar outrem. Para isso existem juízes (e, ainda assim, só actuam em caso de crimes puníveis por lei – relembro q aquilo q cada um faz da sua vida, ou Blog ou hi5, ou “whatever”, n é crime, nem é da conta de ninguém) e, em última instancia, para quem crê, Deus ou outra força cósmica qq q nos vê “lá de cima”.
De qq modo e em jeito de conclusão acho q os Blogs de cada um expõem muito mais. Afinal, é bem mais difícil expor a alma do q uma carinha “laroca”!

kiss kiss ;)

Anónimo disse...

Por mim podem expor tudo!No hi5 ou em blogues eu gosto é de conhecer pessoas e diferentes maneiras de pensar!
Num mundo em que cada vez nos fechamos mais,cada vez trabalhamos mais e cada vez temos menos tempo para falar com pessoas interessantes, penso que estes pequenos espaços de partilha são aconchegantes.
Beijinhos

Anónimo disse...

Encantas-me a AlmA...Pronto...Tenho dito!!!

* Morena * disse...

Eu também já usufrui de ambos.. mas há algum tempo abandonei o hi5. Cheguei ao ponto em que já só recebia friend requests de pessoas que nunca tinha visto na vida, que simplesmente olharam para a foto e adicionaram (ou então nem isso)... só recebia mensagens que não interessavam nem ao menino Jesus... e coisas do género! (Admito que a parte dos comentários dos amigos até que eram divertidas.. mas não compensava o resto, e por isso abandonei!)

Hoje prefiro o blog... sem qq dúvida! (o que não quer dizer que um dia não volte ao hi5!) :)