sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Doce ou Salgado??


Por favor...façam-nos a gentileza de esclarecer uma dúvida que nos atormenta, Pips e Fifs, autoras deste vosso humilde espacinho de diversão nocturna, diurna, dependendo do fuso horário em que nos visitam, e que tem dado pano para mangas nos diálogos entre estas duas almas dignas que somos nós:
- O Croissant simples é considerado um doce, ou um salgado?
Partilhando de infinitas teorias, filosofias, psicologias e análises em comum, eis que Pips e Fifs se confrontam com perspectivas diferentes, sobre a temática do croissant, bem como do pão de leite. Uma diz que é definitivamente doce. A outra acha absurdo e toda a vida os saboreou como salgados.
Não vamos revelar para já quem é que defende o quê, para não influenciarmos as votações...mais tarde o faremos! Mas pedimos desde já a vossa colaboração e ajuda, pois uma de nós anda a viver uma fraude de cada vez que leva um destes meninos à boca! (esta frase não soou nada bem, mas assim como assim também já está e não vou corrigir!).
Bem-hajam!

8 comentários:

Duro molusco disse...

Tecnicamente falando o croissant simples é um salgado. Já o pão de leite é uma coisa híbrida.
Mas o croissant é sem dúvida alguma um salgado. Nem sei como é que alguém poderá achar um croissant simples um doce, spenas desculpável caso tenha comprado um craoissant de pastelaria que são pincelados com doce por cima, não sendo o nome técnico dessa invenção croissant simples mas sim croissant de pastelaria.

Com elveada consideração e estima me despeço

O vosso consultor em questões gastronómicas

Micaela Neves disse...

Tudo depende do ponto de vista. Da forma como o vês e do que lhe juntas. Se o besuntares com doce, é doce. Agora se lhe puseres queijinho, em fatia ou de barrar, se lhe puseres fiambre ou paio, poderá ser salgado.

De qualquer forma, doce, salgado, simples ou com todos, fofo ou folhado o belo do croissant é sempre bom que se farta!

wakeup disse...

Para mim e dependendo do tipo de croissant é um salgado!;)

kel disse...

Ora bem... isso é pergunta com rasteira (e isto soa a Gato Fedorento mas adiante...)
Eu tenho p mim (agora pareço a avó... cruzes credo...) que o pão-de-leite é doce. Qt ao Croissant, a coisa complica-se. Ora vejamos, dentro do Croissant simples, parece-me q existem 2 tipos… Os simples, mesmo simples – q são só massita folhada e mais nada - e outros, q levam uma “mixórdia” qq por cima, q lhes confere um travo doce e um brilho bastante apetecível. Posto isto, diria q o simples, mesmo simples pode considerar-se salgado e o simples com “mixórdia” situa-se nos doces!

Desconfio q n fui grande ajuda mas é o depoimento possível sobre tão difícil questão!!!

God save us!

Anónimo disse...

Boa tarde!
Realmente é uma boa questão...Na minha opinião é doce porque sabe mais a doce que salgado e quando lhe junto um acompanhamento tenho sempre isso em conta.
Doce ou salgado o que interessa é que é muito bom!!
Beijinhos

Anónimo disse...

Eu cá para mim, tenho a ideia que " le croissant" simples consiste num salgado....ok...um salgadito discreto...Com algum receio de se misturar com algumas doçarias irresistivéis...mas nao menos bom...mas....Gostei da questão pertinente...Venham mais 1000...Questões pertinentes...

* Morena * disse...

loool Muito boa esta questão!

Acho que os meninos das Dúvidas nos andam a inspirar a todas, e a fazer pensar na vida.. lol

Eu cá sempre os considerei como doces.. Os pães de leite sem qualquer dúvida... e os croissants principalmente aqueles de confeitaria (quanto aos folhados é que tenho algumas dúvidas...)

Fifs disse...

Croissant com mixórdia... Brilhante! (nunca mais como croissants...)